Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap, fundado em 1988, e formado pelos mcs Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue e o dj KL Jay.[1] É considerado por muitos como o grupo de rap mais relevante e influente do Brasil.[2][3][4][5][6] Suas canções demonstram a preocupação em denunciar como a destruição da vida de jovens negros e pobres da periferia de São Paulo é resultado do racismo e do preconceito, ao sustentarem a miséria diretamente ligada com a violência e o crime.[7][8][9] Temas como a brutalidade da polícia, do crime organizado e do estado, bem como o preconceito, as drogas e a exclusão social são recorrentes nas letras do conjunto.[10][11][12] Embora inicialmente conhecido apenas na capital paulista, o grupo conseguiu alcançar sucesso significativo a partir dos álbuns Raio X Brasil (1993), Sobrevivendo no Inferno (1997) e Nada como um Dia após o Outro Dia (2002).[1][13]
Com a originalidade de suas composições, marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, desde o ano 2000, o artista traduz em versos inteligentes e sagazes as experiências vividas nas ruas da periferia paulistana desde os anos 80. Abordando questões raciais e sociais no contexto da metrópole, Rincon Sapiência apresenta um rap com clima de positividade, sem prejuízo à postura crítica do discurso, resultado da sua notável fome de rima aliada à sua habilidade nata de jogar com as palavras. Versátil, ele também atua como beatmaker em seus próprios trabalhos. A universalidade da música e dos temas abordados pelo repertório de Rincon favorecem o seu trânsito em outros círculos que não sejam necessariamente periféricos. Sua forte identidade artística, reforçada por um estilo original, também está presente nos clipes "Elegância", "Transporte Público", “Linhas de Soco”, "Profissão Perigo" e "Coisas de Brasil". Como ator, Rincon contracenou com o ator Wagner Moura no filme "A Busca", dirigido por Luciano Moura, seguida da participação no filme “Jonas”, dirigido por Lô Polliti, do qual também participaram os rappers Criolo e Karol Conka.
O grupo RZO (Rapaziada da Zona Oeste) surgiu em 1992, com a união dos rappers Sandrão e Helião. Começaram a ensaiar em Pirituba, onde se conheceram e moravam, ali surgiram as primeiras composições do grupo. Abriam shows do então renomado grupo da zona leste Consciência Humana, e assim ganharam experiência e público em todas as periferias de São Paulo, o grupo virou uma grande novidade no rap paulista. Ao mesmo tempo, o grupo Racionais Mcs estava no auge de sua carreira, com o album Sobrevivendo no Inferno, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, e eles abriram a gravadora Cosa Nostra. Esta gravou o primeiro disco do RZO “Todos são manos” em 1998. O disco foi um dos grandes sucessos de críticas e vendas e fez do RZO um dos grandes grupos de rap do Brasil. A música o Trem virou um hino e destacou ainda mais o grupo. Em 1999, DJ Cia entra para o grupo como Dj e Produtor. RZO lança seu segundo album “Evolução é uma coisa”, que marca o amadurecimento do grupo nas letras e na produção. RZO fazia mais de 5 shows num fim-de-semana. Participava de todos os eventos de rap, abriu grandes shows como Naughty by Nature, Snoop Dogg, entre outros. O talento do grupo e a força de vontade para que o sonho de mostrar as pessoas que o rap também deve ser valorizado e respeitado os fez trabalhar cada vez mais, revelaram muitos talentos como Negra Li, Sabotage, Função RHK, DBS, NegroÚtil, Nego Vando, Calado, Dina Di, entre muitos que passaram pelos palcos dos shows da então Família RZO. Na maior premiação do país de rap, o Premio Hutuz, RZO também fez historia. Em 2001 DJ Cia ganha o premio como melhor DJ de grupo, em 2002 Sabotage ganha o premio como Artista Revelação e Personalidade do ano, em 2003 DJ Cia ganha como melhor DJ de grupo novamente e o Grupo RZO como melhor Grupo, além de Sabotage ganhar com o melhor Videoclipe com a música “Respeito é pra quem tem”. Em 2003 o grupo resolveu dar uma pausa para que cada um pudesse fazer seus trabalhos solo. E mesmo assim, o reflexo do sucesso da Família RZO continuou, em 2005 Helião uniu-se a Negra Li num trabalho da dupla, que lhes rendeu o Premio Hutuz de melhor Grupo do ano, em 2007 o grupo U Time ganharam o Premio Hutuz de Grupo Revelação, DJ Cia além dos dois premios consecutivos como melhor DJ no campeonato Hip Hop DJ, percorreu o Brasil todo tocando em casas noturnas e até em outros países como Chile e Estados Unidos, também produzindo muitos grupos como Função RHK, U Time, DBS. Em 2008 RZO, com Helião, Sandrão e DJ Cia, começaram um novo trabalho, ao lado de Mano Brown, Ice Blue, Conexão do Morro, entre outros, lançaram o projeto Big Ben Bang Jhonson. Em 2009 lançaram o novo single “Você já Sabe”, para marcar a volta do grupo RZO e mostrar que o rap está mais vivo do que nunca.